Seja bem-vindo
Rio Branco,17/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ministério da Saúde qualifica profissionais na realização de exames de carga viral

gov.br
Ministério da Saúde qualifica profissionais na realização de exames de carga viral


Na quinta-feira (10), o Ministério da Saúde promoveu webinário visando qualificar os(as) profissionais que realizam exames de quantificação da carga viral do HIV, das hepatites B e C e detecção de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae (CT/NG) – respectivamente clamídia e gonococo – em boas práticas de biologia molecular.


O evento foi promovido pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) do Ministério da Saúde e contou com palestras de diversas profissionais do tema. Os testes de carga viral de HIV, hepatites B e C e Biologia Molecular para detecção de CT/NG são ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS).


Durante o encontro, a especialista em aplicações de campo da empresa americana Cepheid, Nayra Soares do Amaral, abordou a importância das boas práticas na metodologia point-of-care, metodologia esta que permite a realização de exames de biologia molecular rápida por meio da obtenção de resultados em curto prazo, reduzindo o tempo de decisões clínicas. Por sua vez, a assessora científica da Roche, Rafaela Andrade, palestrou sobre as boas práticas em metodologias automatizadas e de alto rendimento.


A representante da coordenação de atendimento do Laboratório Central da Bahia, Jussara Silveira, compartilhou a experiência da instituição nos cuidados na fase pré-analítica com a gestão de rede convencional e rápida. Já a tecnologista em Saúde Pública no serviço de Diagnóstico Molecular e Citometria do Instituto Nacional de Infectologia Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, Simone Silva, relatou a rotina de boas práticas de um laboratório de biologia molecular.


Para o diretor do Dathi/MS, Draurio Barreira, essa iniciativa visa assegurar a qualidade do atendimento e dos resultados clínicos, de forma a ter análises mais precisas para o diagnóstico e cuidado oportuno das pessoas vivendo com essas infecções. “A qualificação contínua dos profissionais permite que estejam atualizados quanto às tecnologias disponíveis. Isso é vital para alcançarmos as metas de eliminação das hepatites e da aids enquanto problemas de saúde pública”.


O webinário contou com moderação das consultoras técnicas do Dathi/MS Amanda Morais e Fernanda Conte. A equipe de diagnóstico do Departamento monitora as Redes Laboratoriais e Serviços de Saúde, que requerem o acompanhamento para garantia da qualidade dos exames.


Ministério da Saúde





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.